As viagens de avião preocupam muitas pessoas pelos episódios que já ocorreram de trombose e até embolia pulmonar durante os vôos. Porém, na verdade, vale lembrar que esse risco existe em qualquer viagem seja de avião, ônibus, carro, desde que sejam viagens longas.
A preocupação maior com a trombose durante um voo se dá pois a pessoa fica grande tempo parado, e caso seja formado um trombo , ele está ‘fresco’, como se fosse uma gelatina e mais fácil fica de se desprender das paredes das veias , especialmente das pernas , e poder ir para o pulmão ( embolia pulmonar), causando quadro grave de falta de ar e risco a vida.
Mas isso não deve assustar ou causar medo de viagens longas. Deve sempre antes procurar seu cirurgião vascular ou angiologista para que possa avaliar se há riscos de trombose. Caso haja, podem ser prescritas medicações para evitar e fazer orientações como o uso de uma meia elástica com compressão adequada, usar roupas leves durante o voo, levantar sempre que possível a cada 2 h para “esticar as pernas”, flexionando e estendendo os pés a cada 2 horas e beber bastante líquido.
Isso vai tornar sua viagem mais segura.
Aperte os cintos e boa viagem!