De quais doenças trata o cirurgião vascular?

Por: Mariana Barros 4 de julho de 2018

A cirurgia vascular é a especialidade médica que cuida dos vasos sanguíneos e da circulação sanguínea. Assim como diversas partes e sistemas do organismo, as estruturas necessárias ao bom funcionamento do sistema circulatório também podem ser afetadas por diversas condições. É preciso que haja um entendimento global da doença, desde o diagnóstico até o correto tratamento e acompanhamento.

Além das varizes, o tratamento de feridas, aneurismas, isquemia arterial, varizes, trombose venosa profunda e linfedema são algumas das doenças que as pessoas desenvolvem e precisam da atuação da cirurgia vascular para serem solucionadas ou controladas.

Algumas doenças tratadas pela cirurgião vascular

Aneurismas

É quando uma artéria apresenta uma dilatação anormal. Isso deve ser acompanhado pelo cirurgião vascular pois pode haver risco de embolizar ou romper, causando intensa hemorragia que coloca em risco a vida.

Tanto pode-se nascer com um aneurisma quanto desenvolvê-lo no decorrer da vida. A pressão alta descontrolada e o hábito de fumar são fatores que favorecem o surgimento da condição.

As técnicas minimamente invasivas aplicadas pela cirurgia vascular para o tratamento de aneurismas incluem as embolizações e a colocação de endopróteses.

Isquemia arterial

Ocorre quando o fluxo do sangue em uma artéria é alterado pela presença de um coágulo no vaso, uma placa de gordura, uma lesão sofrida pela artéria ou outro motivo.

Pessoas com quadro de isquemia sentem muita dor, que pode ser em repouso ou ao caminhar. Um local bem comum de dor é na panturrilha . Formigamento, feridas e palidez podem ocorrer.

Com um exame físico bem detalhado, o diagnóstico é realizado, juntamente com a execução de alguns exames.

É necessário acompanhamento de perto com Cirurgiao vascular para consudir o correto tratamento.

Varizes

Varizes são as veias tortuosas e dilatadas que surgem nas pernas. Elas devem ser tratadas por médicos especialistas em cirurgia vascular, pois eles são os mais indicados para diagnosticar corretamente o problema e propor um tratamento.

Os pricipais fatores que influenciam no surgimento das varizes é o hereditário e habitos de vida ( como ficar muito tempo em pé ou sentado).

Os tratamento disposto atualmente são inúmeros. Já passou da época que ou operava ou fazia “aplicacao de vasinhos”. Hoje podemos oferecer inumeras formas de tratar o mesmo problema.

Trombose venosa profunda

Uma pessoa diagnosticada com trombose venosa profunda (TVP) é aquela que apresenta um coágulo (trombo) no interior das veias profundas. Esse coágulo provoca a obstrução parcial ou total do fluxo sanguíneo no vaso, colocando em risco a saúde de seu portador. Os sintomas geralmente são de dor importante na perna ( normalmente unilateral) e inchaco.

Há a possibilidade da trombose provocar insuficiência venosa e, até, embolia pulmonar (EP). Por isso, se você tiver ou já teve sintomas sugestivos de trombose venosa, procure um cirurgião vascular!

Tratamento de Feridas

As feridas da perna é uma patologia que em geral assusta a populacão. E não é pra menos. Normalmente incomodam, doem e provocam importante redução na qualidade de vida desses pacientes. Uma úlcera pode ser de origem venosa, arterial ou mista. Ainda podem ser resultantes de hipertensão, diabetes ,dentre outras causas. A cirurgia Vascular é a especialidade focada em tratar esses problemas de forma ampla e resolutiva.

Linfedema

O linfedema é um inchaço que surge em alguma parte do corpo. É provocado pelo mau funcionamento, obstrução ou malformação congênita dos vasos linfáticos.

O sistema linfático funciona como um dreno dos fluidos. Ao deixar de desempenhar essa função de maneira adequada, os fluidos não drenados acumulam-se nos tecidos, causando o inchaço.

A cirurgia vascular só é indicada nos casos de linfedema quando outros tratamentos não foram resolutivos.

Publicado em: 4 de julho de 2018 por
Vamos Conversar?