Primeiramente, a parte mais importante é uma boa conversa com seu cirurgião vascular antes do tratamento. Nesse momento explicamos quais nossas metas de tratamento para cada paciente, quais os possíveis incômodos que possam ocorrer e como proceder, quais as contra indicações e podemos fazer o registro fotográfico para que possamos acompanhar a evolução do tratamento.
O que NÃO é recomendado após uma sessão de escleroterapia ou espuma?
Somente no dia que é feita a aplicação, é orientado que não faça atividades físicas intensas, como ir a academia ou algum esporte . Pois pode haver sangramento . Porém no dia seguinte a sessão, está liberado qualquer tipo de atividade.
Não é recomendado expor ao sol as áreas que foram feitas aplicação por 1 semana, ou enquanto houver hematomas.
Não é necessário repouso absoluto. Especialmente no caso da espuma, é orientado logo após o tratamento que faça caminhada e estão liberadas atividades leves diárias.
O que devo saber após uma sessão de Escleroterapia?
Logo após a sessão de escleroterapia, haverão curativos na pele. O ideal é retirar após 12h da sessão, para que minimize qualquer tipo de possibilidade de pequenos sangramentos. No caso da espuma, é orientado que durma 1 noite após a sessão com os curativos, para que haja uma compressão eficaz.
Após as sessões de escleroterapia , pode haver queimações leves em alguns locais na perna. Não se preocupe, geralmente são autolimitadas e passam logo. Caso esteja disponível , uma dica é colocar compressa de gelo nos locais , que acelera o alívio dos sintomas.
Pode haver surgimento de hematomas , de pequenos a médios. Isso não deve assustar, deve-se passar pomada para acelerar a reabsorção do hematoma, de forma circular até o completo desaparecimento dos hematomas. Normalmente eles somem em 1 semana.
No Caso da espuma, podem ocorrer pequenos nódulos endurecidos próximo ao local onde foi injetado. Isso também pode ser uma consequência esperada. Passar gel para acelerar a reabsorção e aplicar compressa de água morna 3- 4 x dia nos locais endurecidos, até o retorno a consulta com seu médico. Deve-se lembrar sempre de proteger a pele das compressas mornas, pode utilizar toalhas.
Não é recomendado expor ao sol por 1 semana ou enquanto houver hematomas.
No caso da espuma, usar a meia diariamente até o retorno no consultório. Lembrar de colocar a meia de manha após o banho e retirar a noite para dormir.