É super importante falar sobre esse assunto para que possamos alertar os pacientes portadores de Diabetes e evitar problemas maiores .
O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlado. Infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores estão entre as complicações mais comuns, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam e infecções nos pés. Se não for tratado, o pé diabético pode levar a amputação.
Sintomas
- Formigamento;
- Perda da sensibilidade local;
- Dores;
- Queimação nos pés e nas pernas;
- Sensação de agulhadas;
- Dormência;
- Além de fraqueza nas pernas. Tais sintomas podem piorar à noite, ao deitar.
Normalmente a pessoa só se dá conta quando está num estágio avançado e quase sempre com uma ferida ou uma infecção, o que torna o tratamento mais difícil. Temos que tentar atentar aos sinais mais precoces.
Prevenção
- Examinar os pés diariamente e verificar a existência de frieiras, cortes, calos, rachaduras, feridas ou alterações de cor. – manter os pés sempre limpos. Mantenha a pele hidratada, mas sem passar creme entre os dedos ou ao redor das unhas.
- Usar meias sem costura e sempre verificar se há alguma pedrinha dentro da meia ou calçado. – não andar descalço e evitar calçados apertados ou chinelos.
- Os calçados ideais são os fechados, macios, confortáveis e com solados rígidos, que ofereçam firmeza. Prevenção é a palavra chave! Busque manter os níveis glicêmicos e as consultas com os especialistas em dia. Em caso de qualquer alteração notada nos pés, busque atendimento com um Cirurgiao Vascular / Angiologista.